El Partido Holandés por los Animales obliga a ministro tomar medidas en contra el blanqueo ecológico por parte del sector de aviación
Em novembro o parlamentário Lammert van Raan (Partido pelos Animais) conseguiu formar uma maioria no Parlamento Nacional a favor de sua moção que instrui o governo de tal maneira que será impossível para a indústria de aviação rotular óleo como um combustível alternativo verde.
Sabe-se que a industria de aviação faz lobby para enfraquecer os critérios de sustentabilidade. Nova baixeza: a tentativa da Arábia Saudita para rotular óleo como um combustível alternativo verde dentro de CORSIA, o proposto mercado de carbono para aviação. Uma turbina de vento numa refinaria de óleo seria o bastante.
Lammert van Raan: “A indústria de aviação provou ter muita falta de vontade de implementar qualquer forma de ação climática séria. Se quisermos limitar o aquecimento global até 1.5°C, simplesmente não podemos confiar no setor. Já chegou a hora de reduzir significativamente o número de vôos.”
No debate anual sobre o orçamento do Ministério holandês de Infra-estrutura e Gestão de Água, o Van Raan pediu ao ministro Van Nieuwenhuizen para expressar-se sobre este novo truque da indústria de aviação. O ministro concordou com Van Raan que óleo nunca deve ser rotulado como combustível alternativo verde. Em novembro a maioria no Parlamento holandês votou a favor da moção de Van Raan.
Lammert van Raan: “Só o fato que este tipo de ‘lavagem verde’ deve ser efetivamente abordado já denuncia a direção das ideias que a indústria da aviação tem sobre sustentabilidade.”